Leia este blog para entender melhor sobre o empréstimo consignado e suas principais vantagens e desvantagens.
Você já pensou em contratar um empréstimo consignado? Essa pode ser uma boa alternativa para fugir dos juros altos e resolver diversas situações financeiras.
No entanto, como em qualquer contratação de crédito, essa decisão precisa ser tomada com calma. Somente dessa forma você saberá o melhor caminho a seguir de acordo com seu caso.
Neste blog, reunimos as principais informações sobre o empréstimo consignado, suas vantagens e desvantagens. Veja abaixo e tome sua decisão!
O que é empréstimo consignado?
O empréstimo consignado é um tipo de crédito cuja solicitação implica na cobrança das parcelas direto da sua folha de pagamento. Essa modalidade é ideal para trabalhadores de carteira assinada, servidores públicos, pensionistas e beneficiários do Auxílio Brasil (Bolsa Família).
Funciona da seguinte forma: ao solicitar o crédito consignado, o valor que você deverá ao banco será parcelado e descontado, mensalmente, do seu contracheque, holerite ou benefício.
Empréstimo consignado: vantagens e desvantagens
Essa é uma boa alternativa para quem busca condições melhores de crédito. No entanto, há diversos fatores que devem ser levados em consideração. Abaixo, veja algumas vantagens e desvantagens de optar pelo empréstimo consignado.
Vantagens
Juros menores
O fato de a parcela ser automaticamente descontada do salário diminui as chances de atraso no pagamento. Dessa forma, os bancos assumem menores riscos, o que acaba diminuindo o valor dos juros.
Para beneficiários do Auxílio Brasil, a taxa máxima de juros estipulada pelo Governo é de 3,5%.
Facilidade de contratação
Nessa modalidade, a contratação do crédito e a liberação do dinheiro são feitas com mais rapidez. Isso porque a garantia e o comprovante de renda do cliente é o próprio contracheque, facilitando os processos.
Beneficiários do Auxílio Brasil recebem o valor em até dois dias úteis após a solicitação, de acordo com as determinações do Governo.
Prazos maiores
Devido aos baixos riscos assumidos pelo banco, é comum a prolongação de prazos de pagamento. Em alguns casos, o cliente tem até 120 meses para pagar seu empréstimo consignado.
No caso de beneficiários do Auxílio Brasil, o prazo máximo para o pagamento das parcelas é de 24 meses.
Desvantagens
Dívidas a longo prazo
Os longos prazos de pagamento podem ser vantajosos, mas necessitam de um bom planejamento. É importante analisar a sua situação e se perguntar se, com o valor sendo descontado todos os meses, você ainda conseguirá viver financeiramente estável e resolver imprevistos.
Impossibilidade de adiamento
Diferentemente do pagamento de um cartão de crédito, o empréstimo consignado não oferece a possibilidade de adiar ou suspender o débito em caso de imprevistos.
Perda de emprego ou benefício
Se você perder o emprego ou o Auxílio Brasil durante o pagamento das parcelas de crédito consignado, terá que quitar o empréstimo de uma vez. Outra alternativa é trocar o consignado por outro tipo de empréstimo, que pode ter taxas de juros mais altas.
Em casos de demissão, alguns contratos determinam que até 35% do valor recebido na rescisão deve ser usado para abater parte da dívida. Ou seja, é importante ler todas as cláusulas e analisar sua situação.
Como solicitar um empréstimo consignado?
Para pessoas contratadas em regime CLT, é necessário que a empresa seja conveniada à instituição financeira.
Já no caso de beneficiários do Auxílio Brasil, o pedido deve ser feito pelo responsável familiar e titular do Benefício de Prestação Continuada. Nessas situações, a solicitação é feita diretamente em instituições financeiras habilitadas junto ao Ministério da Cidadania.
A Machado Correspondente Bancário tem as melhores soluções para a sua aprovação de crédito junto às instituições financeiras. Entre em contato conosco para saber como solicitar o seu empréstimo consignado.